Artigo da Coordenadoria de Saúde dá dicas de como combater o estresse

Em razão do Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado dia 23 de setembro, a Coordenadoria de Saúde do TRT5-BA encaminhou o artigo abaixo, assinado pela médica do Trabalho Ricarda Coutinho, com dicas sobre como prevenir o estresse no atual momento em que vivemos. O texto define o estresse como uma reação natural e necessária do organismo, mas frisa que é preciso preveni-lo para não se tornar uma constante em nossas vidas. Confira!

23 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO ESTRESSE

Conforme site do Ministério da Saúde, o estresse é conceituado como uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
 
O estresse é então necessário para a sobrevivência do indivíduo e importante para usarmos ao nosso favor nas diversas situações do dia a dia, mas o que não é saudável é quando essa reação do organismo passa a ser uma constante levando o organismo a fadiga em todos os sentidos.

Durante o atual período em que estamos vivendo desde o surgimento da pandemia da covid-19, é natural que as pessoas apresentem sinais e sintomas que elevem o grau de estresse no organismo, já que a incerteza, o medo e a intolerância se tornam mais presentes em nós e ao nosso redor e, como somos humanos estamos sensíveis a isto.

O que fazer nestes casos?

A maioria de nós já tem ideia, mas não custa relembrar:

- Manter os pensamentos em algo que nos traga boas lembranças;

- Realizar leituras de assuntos que nos proporcionem prazer;

- Conversar com amigos e familiares, mesmo à distância;

- Manter uma alimentação leve e balanceada;

- Não deixar de realizar alguma atividade física, que é essencial não só para aumentar nossos níveis sanguíneos com substâncias que nos tragam prazer e tranquilidade, bem como é um momento em que nos dedicamos a nós próprios e damos uma acalmada nos pensamentos.

- E ouvir nosso coração sobre práticas, hobbies, religiões e atividades que nos façam bem.

 E agora uma pergunta?

Sabem o real conceito de afabilidade?

Lá vai: Ato de ser cortês, delicado, tolerante, amável, não só na aparência, mas no coração!

Dra Ricarda Parente Coutinho
Médica do Trabalho
Coordenadoria de Saúde TRT5

 
Secom TRT5  (Lázaro Britto) – 23/9/2020