Inscrições para a Corrida do TRT5 estão abertas. Servidores também se destacam em outras provas

Magistrados e servidores do TRT da Bahia estão convidados a participar da 7ª Caminhada e Corrida Ecológica do Regional baiano, que acontecerá no dia 19 de outubro, das 7h30 às 11h30, no 19º Batalhão de Caçadores do Exército (19º BC), no bairro do Cabula. As inscrições para o evento vão até 18/10 ou até completar o limite de 120 pessoas, podendo ser realizadas através do e-mail socioambiental@trt5.jus.br. É necessário  entregar um quilo de alimento não perecível, que será repassado a uma instituição beneficente. O percurso da prova é de 5km. A corrida é promovida pelo Núcleo Socioambiental; pela Coordenadoria de Saúde e pelo TRT5-Saúde, e integrará a Semana Saúde em Movimento.

No último domingo (15/9) os servidores Francisco Araújo  e Claudia Gama, das 26ª e 24ª VTs de Salvador, e Renata Carvalho, lotada na Secretaria de Comunicação, participaram da Maratona Salvador (foto ao lado), realizada no percurso do Farol da Barra até Itapuã, com  faixas de 5, 10, 21 e 42 Km. “Correr é muito positivo, faz bem para a saúde, para a mente e, inclusive, para a carreira”, afirma José Francisco.

CORRIDA E SAÚDE MENTAL – Neste Setembro Amarelo as atenções estão voltadas para a saúde mental, e a atividade física é uma grande aliada, trazendo benefícios psicológicos como a redução do estresse e o alívio dos sintomas de ansiedade, além de estimular o relacionamento social e a autoestima. Uma corrida de 45 minutos, por exemplo, tem um efeito analgésico semelhante ao ácido acetil-salicílico e promove a produção de endorfina e dopamina, hormônios que favorecem sensações de bem-estar. É preciso, no entanto, ter cautela e, antes da prática,  procurar um especialista e realizar todos os exames necessários. Este é o alerta de Roberto Massena, servidor lotado na Assessoria Jurídica, atual tricampeão da Corrida Ecológica . “Não é só pegar um tênis e sair correndo”, afirma.

 

OLIMPÍADA – A corrida é uma das categorias da XVIII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, que será disputada de 21 a 27/9 em Belo Horizonte/MG. Claudia Gama, campeã nas provas de 1.500m e 3.000m do atletismo em 2017 e 2018, fará sua 3ª participação no evento, que é promovido anualmente pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra). Além da corrida, ela disputará o vôlei de praia, na categoria quarteto misto, e natação. Roberto Massena, medalhista de prata nos 800m, representará o Tribunal na corrida pelo 4ª ano seguido. Francisco Araújo, pioneiro do TRT5 na Olimpíada da Justiça do Trabalho, desta vez não participará.

Secom TRT5 (Erick Barbosa, sob supervisão de Renata Carvalho) - 18/9/2019